Livros

Tópicos em Biblioteconomia e Ciência da Informação: epistemologia, política e educação [impresso]

A publicação “Tópicos em Biblioteconomia e Ciência da Informação: epistemologia, política e educação” é o resultado, em grande medida, da compilação de textos já publicados pelo professor e bibliotecário Jonathas Carvalho ao longo de quatro anos na Revista Biblioo (www.biblioo.info), sendo todos revistos e atualizados.

Jonathas Carvalho, um dos mais proeminentes pesquisadores da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação dos últimos anos no Brasil, reuniu temas como política e educação, os quais se somam a reflexões acerca da mediação, da epistemologia, da documentação, entre outros.

Rompendo com a teoria, propõe engajamento social, político e jurídico dos novos profissionais da informação. Uma obra fundamental para aqueles que desejam refletir de forma crítica acerca do fazer biblioteconômico e da dinâmica moderna da Ciência da Informação.

Além disso, a obra conta também com alguns textos inéditos, nos quais o autor estende suas reflexões acerca dos temas que se propõe a debater: epistemologia, política e educação.

Este livro serve como instrumento de reflexão aos estudantes, aos profissionais e aos acadêmicos acerca do papel do bibliotecário em nossa sociedade. Papel este que deve ser entendido e praticado para além da técnica biblioteconômica.

Empreendedorismo na Biblioteconomia [impresso]

O empreendedorismo é um tema recente e, ainda em construção, que já está presente na Biblioteconomia por meio de práticas profissionais em diferentes campos de atuação. Foi a partir dessa percepção que se propôs pesquisar a temática para subsidiar potenciais iniciativas de bibliotecários que queiram abrir seu negócio e empreender na área de serviços de informação.

Por ter poucas publicações no Brasil voltadas ao tema, essa obra objetiva orientar estudantes e profissionais formados em Biblioteconomia e Ciência da Informação sobre os fundamentos e práticas do empreendedorismo para que sejam capazes de perceber oportunidades e criar novos negócios ligados à gestão da informação para atender demandas mercadológicas e sociais.

 

O caracol que queria ser uma bicicleta [impresso]

O caracol queria ser uma bicicleta para se movimentar muito mais rápido. Porém, só depois de realizar o sonho é que ele percebe que a lentidão não era algo tão ruim como ele imaginava. Estas são as linhas gerais desta linda história construída a partir da vivencia entre o autor, Paolo Vittoria, e sua filha, Elisa Vittoria. As ilustrações são de Gilvan Viera.

 

 

 

Livreto

Aproximações sobre a regulamentação da profissão de bibliotecário [virtual]

Se no mundo a história da Biblioteconomia, enquanto profissão formalmente reconhecida e academicamente estabelecida, ainda é bastante obscura, no Brasil este problema é ainda muito mais grave. Nesse sentido o livro do professor César Augusto Castro (História da biblioteconomia brasileira. Brasília: Thesaurus Editora, 2000) parece ainda ser a principal fonte de informação sobre o tema.

Com a comemoração dos 50 anos da regulamentação da profissão de bibliotecário, ocorrida em 2015, discutir a história da biblioteconomia e de seus profissionais passou à ordem do dia.

Desta forma, algumas perguntas são fundamentais: a regulamentação da profissão atendeu a uma demanda social ou a uma exigência profissional? Quais foram os principais atores envolvidos e quais eram seus interesses? Que fontes de informação subsistem e quais ainda estão por ser exploradas?

Estas perguntas persistem num cenário em que poucas pessoas têm se dedicado a preencher as lacunas existentes. Com efeito, esta contribuição do professor, bibliotecário e editor Briquet de Lemos é fundamental. Não só porque responde dúvidas até então sem respostas, mas porque suscita novos questionamentos e instiga novas pesquisas neste campo.

Revistas

Revista Biblioo

A Revista Biblioo é uma publicação da área do livro, leitura e bibliotecas e ultrapassa hoje o número de 60 edições publicadas com diversas entrevistas e reportagens dos mais diversos assuntos, tais como informação jurídica, biblioteca escolar, censura no regime militar, carnaval, acessibilidade, biblioteca prisional, entre outros. A revista é comercializada no formato virtual, apenas as edições nº 39, 37, 38 (hoje esgotadas) e o 3º caderno especial (disponível na loja virtual) foram vendidos no formato impresso.

 

 

 


Adquira estas publicações em nossa loja virtual